Make your own free website on Tripod.com

PERCUSSÃO

        Mapear o universo dos ritmos e da percussão no Brasil exige dedicação de toda uma vida, tamanha a diversidade e riqueza da nossa gente com suas manifestações rítmicas, características de cada meio.

        O desejo de organizar de alguma maneira o ritmo é provavelmente tão antigo quanto o homem. Na verdade, a marcação já nasce na pulsação do coração, da respiração, da divisão do espaço e do tempo; assim, bastou a voz, os pés, o corpo e as mãos para representar esse ritmo interno e expressar sentimentos, anunciações e comemorações. de acordo com o etnomusicólogo Paulo Dias, antes dos tambores foram utilizados pelo homem pré-histórico os idiofones, objetos e utensílios que repercutiam seus sons naturais quando batidos o crânio de animais, a concha, a clave.

        No Brasil, a mistura de raças gerou uma infinidade de manifestações festivas, religiosas, guerreiras, agregarodas de diferentes povos.

        Essa home page tem como objetivos passar informações precisas sobre percussão, sobre alguns dos maiores percussionistas que atuam hoje no Brasil. 

Copyright©2000