Make your own free website on Tripod.com

MARCOS SUZANO

fotoMS.jpg (22519 bytes)

 

     Este é, provavelmente, o melhor "pandeirista" do mundo!Suzano começou tocando batucada de rua em Copacabana, Rio de janeiro. Até então só ouvia rock, Led Zeppelin, Pink Floyd, Black Sabbath e não ouvia música brasileira. Nesta época, dos seus primeiros batuques, se interessou pelo que nunca havia se interessado. Começou a ouvir samba, choro, aí foi para o pandeiro. 

    Suzano tinha todos os instrumentos de samba, mas o pandeiro foi o último que começou a tocar, porque o manejo era mais complexo e nunca teve um professor. As suas únicas aulas ocorreram em 1986, porque tinha um projeto para gravações com arranjo e precisava ler. Fez um curso com Adamo Prince, de leitura e percepção. Um de seus primeiro grupos foi o Aquarela Carioca e depois o duo com Lenine. Suzano já tocava suas músicas com amigos, na Urca e, um dia, foi ao show de Lenine onde o conheceu. Tempo depois, os dois passaram uma tarde inteira tocando, rolou um som...aí pintou um dinheirinho e conheceram Denílson Campos. Era um produtor, engenheiro de som, sócio...Foi então que gravaram o "Olho de Peixe". Há aproximadamente dois anos, Lenine quis fazer um trabalho solo e Denílson foi trabalhar com Lenine. Foi assim que se separaram. 

    Marcos Suzano, que prefere tocar instrumentos brasileiros, há um tempo, observou que, em shows do Gilberto Gil ou Djavan, por exemplo os percussionistas só tocavam conga, timbales, bongô. Não tinha instrumentos que ele usava como pandeiro, tamborim, surdo. Achava estranho, via shows estrangeiros e os percussionistas usavam os mesmos instrumentos. Ficou com a cabeça confusa musicalmente. Conheceu Paulo Moura, que o convidou para o grupo Ociladoc6e, onde encontrou Carlos Negreiros, seu mestre na música afro brasileira. começou a ouvir Candomblé e fundamentou todo seu som nos princípios da música afro brasileira. Foi aí que cortou de vez as congas, bongô( que nunca havia usado) e começou a adotar seu próprio set, variável.

    Com a Marisa Monte começou a evoluir seu set, usando um set standard com congas, um pandeiro, cuíca, tentando usar menos instrumentos, carregar menos peso. Suzano leva seus instrumentos quando vai viajar. "Tenho uma teoria que é tocar mais ou menos" - diz o percussionista. "No meu set, a coisa mais cara foi o cajón que paguei U$350 no Japão. Suzano acha desgastante trabalhar com um set enorme. Seu set atual pesa no máximo 25 quilos. 

 

ONDE ENCONTRAR SUZANO?

Pedro Luís e a parede - É tudo um real (Participação especial na música "Mapa da mina") - pandeiro e cajón

Gilberto Gil - Quanta - Percussão

Paralamas do Sucesso - Hey na na - percussão na música Scream Poetry

Marcos Suzano - Sambatown - pandeiro e pratos

baticun - Quase ao vivo - Fun Horns - percussão

Marcos Suzano - Noites de Sol - percussão

Nó em pingo d'água - Salvador- percussão

Aquarela carioca - Aquarela carioca, contos, idioma-percussão

Ney Mato Grosso - As apar6encias enganam - percussão 

Paulo Moura e ociladocê interpretam Dorival caymmi

Lenine e Suzano - Olho de peixe - percussão

 

ALGUNS DOS INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE DO ATUAL SET DE MARCOS SUZANO:

baixela de aço inox

cajón

reco reco de mola

pratos de 10"

ferros de Peter Engelhardt

caixa de guerra

pandeiro

tabla grave