ARMANDO MARÇAL

fotoam.jpg (469660 bytes)

 

    Atualmente, Armando Marçal, filho do grande Mestre Marçal, que no momento toca com Lulu santos, tem gravado no Rio e gravou o disco ao vivo do Mr Motaba.

    Marçal vem de uma família de sambistas e diz que é muito interessante trabalhar com Lulu Santos que mostra um outro lado da música: "um show dançante e pra cima!!"

    Marçal começou com Paulinho da Viola, mas a primeira pessoa que lhe deu a chance foi Emílio Santiago, em 1978. Marçal é autodidata. Não lê partituras. 

    Além de Emílio Santiago, outro percussionistas o ajudaram no começo da carreira: o pessoal de samba do Rio. Ele era o reserva da turma, quando um não podia ir, ele ia. Tinha o falecido Doutor Eliseu, Mestre maçal, Wilson da Neves.

Em um domingo de sol, Marçal estava de bobeira e um amigo ligou chamando-o para tocar um pouco em seu estúdio. Quando chegou, trazendo apenas um tamborim e uma cuíca, percebeu que havia mais oito percussionistas, todos amigos, que contaram a ele que um guitarrista americano estava fazendo audição. Marçal não gostou